Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

ATIVIDADE DO UCA MÓDULO IV

PROJETO "TRÂNSITO NÃO TEM IDADE".


O projeto foi de suma importância para o aluno,dando-lhe autonomia e conscientizando-o a respeitar as regras do trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano, trazendo-o para um contexto social de forma lúdica ,interativa e prazerosa.
As crianças participaram e aprenderam sobre segurança,ética,cidadania,meio ambiente,solidariedade e inclusão social conceitos que refletem na conscientização do seu papel na sociedade como agentes multiplicadores da Educação de Trânsito.
Ao introduzir o tema,pude perceber que os alunos estavam ansiosos em relatar fatos que acontecem em seu cotidiano,como seus pais se comportam no trânsito. No meio da discussão perguntei como eles se locomovem para chegar à escola, se eles observam que tipo de sinalização encontram pelo percurso. As respostas das crianças foram sistematizadas em um painel onde elas registravam o seu nome e a forma de deslocamento que usava. Após, cada criança ilustrou sua forma de deslocar, e organizamos em uma tabela e no gráfico possibilitando às crianças conhecerem outras formas de registro e de leitura das informações.
Quanto ao uso dos laptops,apesar de alguns alunos ainda terem dificuldades na utilização das ferramentas outros já demonstraram que já possuem um certo domínio com a máquina entrando sozinhos no programa solicitado. Fizemos um passeio nos arredores da escola para observar e registrar sinais de trânsito existentes usando os laptops para fotografar e após estarem desenhando no tuxpaint um trânsito seguro utilizando as placas contidas no mesmo,todos os alunos participaram com interesse e entusiasmo,afinal eles adoram estarem em contato com o computador.Pesquisamos na internet as placas encontradas no passeio para sabermos o significado de cada uma delas.
Fizemos a leitura do gibi “TRÂNSITO NÃO TEM IDADE”no Datashow,discutimos a respeito das regras do trânsito a importância que eles tem,ajudando a fiscalizar as ações dos adultos com relação aos cumprimentos da lei.
Oprojeto desde o início ganhou forma envolvendo os pais”solicitamos que as famílias junto com seus filhos fizessem um meio de transporte utilizando materiais recicláveis,foi muito gratificante pois a maioria dos alunos trouxeram suas criações e o mais interessante foi a união da família na tarefa”.Construimos uma mini cidade,confeccionamos as placas de trânsito,ruas com faixas de pedestres,sinaleiros e algumas casas com materiais recicláveis,após a construção, as crianças puderam colocar em prática tudo que aprendeu durante o projeto brincando com os meios de transporte confeccionados por eles,aliás a melhor maneira de aprender as regras do trânsito é na prática,ou seja,brincando.
A finalização do projeto foi com a ilustração das crianças dos “DEZ MANDAMENTOS DO BOM MOTORISTA”dando forma a um livrinho para ser entregue aos motoristas junto a uma sacolinha(lixeira)feita de tnt e uma caneta com ponteira,alertando os motoristas no bom comportamento no trânsito e conscientizando-o para a conservação do meio ambiente.
Acredito que com a tecnologia as crianças demonstraram mais interesse,as aulas tornaram-se mais atrativas e o ensino-aprendizagem mais eficaz.
Trabalhando com projetos,o professor e alunos trabalham juntos,o professor não fica apenas sendo o “transmissor”do conhecimento,falando,esperando que o aluno absorva e aprenda tudo,o aluno é levado a pensar,a pesquisar,a trabalhar em grupo,a solucionar problemas e a produzir,o que faz com que sua participação seja ativa e o professor media as ações,tira dúvidas,dando caminhos que ele precisa,sem dar respostas.